quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Monte Bromo

Sou sincero: muito, muito raramente compro as versões em papel de jornais.

Tendo a enorme facilidade diária em aceder via web, em casa e no trabalho, às "boas e fresquinhas", o prazer (que é quase mágico) de folhear um jornal acaba por ficar esquecido.

No entanto, existem recantos interessantíssimos na imprensa online que, especialmente do ponto de vista visual, geram um impacto nos leitores que se torna difícil de alcançar na leitura de uma publicação impressa.

Hoje, por exemplo, aconselho um mergulho profundo no www.publico.pt, um scroll down bem até ao final da página central, passando pela aridez de notícias "mais-do-mesmo" sobre escândalos, corrupções, politiquices, partidarismos, bancos, guerras e redes sociais, até pararmos nas fotogalerias.

Aqui, foquei a minha atenção na intitulada "Agradecer aos deuses, matar a fome", através da qual é possível descobrirmos que, todos os anos, no dia 1 de Agosto, devotos hindus sobem ao monte Bromo, na Indonésia, para atirar oferendas para a cratera do vulcão durante as festas da Kasada.

O propósito deste ritual prende-se com o agradecimento aos deuses pelas colheitas do último ano, procurando assegurar prosperidade e saúde para o seguinte. Dentro da cratera encontram-se os habitantes das aldeias mais próximas, que tentam apanhar tudo (mesmo tudo) o que é atirado pelos peregrinos. Galinhas, vacas, cabras, moedas ou milho fazem parte da lista de oferendas que são aproveitadas pelos locais.

Peregrinos junto à cratera

Habitantes locais prontos para apanhar as oferendas dos devotos
 
Oferendas
 
Vaca recuperada pelos locais
 
 
 
Curiosidade: tentei procurar mais informação sobre as festas da Kasada mas o google fez questão de me aconselhar diversas páginas brasileiras sobre mulheres "casadas chupando tudinho"...
Parece que também é um tipo de ritual...

1 comentário: