sexta-feira, 18 de abril de 2014

A nossa adorável "rotina pasteleira"

É um dos meus maiores pequenos prazeres da vida: frequentar pastelarias. Apesar de não ser um gosto intensamente partilhado pela minha Mais-Que-Tudo, que adere mais a restaurantes, sei que ela me acompanha de corpo e alma nesta rotina pela busca do galão, bolo e pão.

Gosto de pensar que se trata de uma 1/2 hora de qualidade, partilhada a 3, com família ou amigos e animada por conversas sobre o que nos vier à cabeça no momento, enquanto tomamos o pequeno-almoço ou o lanche e admiramos, da mesa para a montra, o bom aspeto das iguarias que não pedimos.

A realização deste quotidiano é fácil no continente. Se não quisermos consumir muito combustível, existem muitas e boas soluções à volta de casa. Caso estejamos virados para o passeio, Lisboa tem, obviamente, solução para tudo.

O problema surge quando a área de residência passa temporariamente para a ilha Terceira. Para além de o conceito propriamente dito de pastelaria não abundar por estes lados, as poucas que entram neste perfil apresentam, à imagem dos restantes estabelecimentos comerciais, horários bastante liberais (fazem jus à história liberal desta ilha...).

Já "batemos com o nariz na porta" várias vezes. Aliás, a partir do momento em que vi uma RIAC (Loja do Cidadão açoriana) fechada a meio da tarde de um dia útil normalíssimo só porque, a umas centenas de metros do local, iria haver uma das 768 967 touradas que se realizam anualmente na Terceira, fiquei "vacinado".

Daí que o nome seguinte tenha caído do céu para nós: Padaria do Juncal. Razões para tal? São 6 e são todas mágicas:

1) aberta 24H por dia, 7 dias por semana (é o que eles apregoam, apesar de acharmos que fecha ao domingo);
2) instalações remodeladas, modernas e alargadas (antes, era uma padaria do tipo "chegar, pagar e levar", sem mesas e cadeiras; hoje, é uma pastelaria "à maneira"!);
3) produtos de qualidade (bolos, salgados, pão, etc.);
4) nunca está cheia de "macacal";
5) à porta de casa (a gasolina sorri);
6) o espaço permite que a Clara brinque à vontade.

Ahhhhh, que belos galão e croissant de chocolate acabei de "mamar"!!!

https://www.facebook.com/Padariajuncal





1 comentário:

  1. Muito bom, esqueceste-te de referir a empregada simpática que se mete sempre com a Clara...

    ResponderEliminar