quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Batman: que trilogia!!!

É óbvio que um filme de super-heróis é presa fácil para aqueles "intensos" críticos de cinema que não são capazes de separar as águas e que, portanto, abatem tudo o que seja realização mainstream.

Não me admiro nada que, nos espaços que os jornais e as revistas dedicam ao cinema, o terceiro e último capítulo de Batman seja desprezado, banalizado e secundarizado porque "valores mais altos se levantam" como (vou inventar, mas olhem que não fica muito longe da realidade) o de uma obra-prima do cinema filipino que conta a história de um criador de macacos-narigudos vietnamita que é gay e que descobre que, afinal, é heterossexual porque se apaixona descontroladamente por uma vendedora de fruta tailandesa que é maneta; um must da história da 7ª arte; um filme profundo, uma história que extravasa a tela, um visionamento obrigatório e uma marca indelével...a preto e branco e durante 4 horas sem intervalo...

Enfim, opiniões...

Quanto à minha, a questão é simples: a trilogia de Batman é, a par da de Toy Story, a mais brilhante da história do cinema.

Eu já era fã do senhor Christopher Nolan ("O Terceiro Passo", "A Origem" e parece que vai produzir o próximo filme do Super-Homem), mas agora...

Os três filmes do homem-morcego são estratosféricos e a história desenvolvida ao longo da trilogia é perfeita. Todos os pormenores estão bem ligados e a saga, que acabou por ser reinventada, oferece uma versão nova e refrescante do rumo tomado não só pela personagem de Bruce Wayne/Batman, como também pelas que giram à sua volta.



Basicamente, há Batman ACN e DCN (antes de C. Nolan e depois de C.Nolan), até porque todos os outros filmes do "antes" parecem agora meros e insípidos bailes de máscaras - aquele com o George Clooney é mesmo de fugir...



Meus amigos, este senhor explica-nos as origens do protetor de Gotham City, insere brilhantemente a personagem de Joker (aquele Óscar póstumo atribuído a Heath Ledger é merecidíssimo), dá um espacito à aparição de Harvey Two-Faces e, neste último capítulo, cria um inimigo que dá verdadeiramente luta, ao mesmo tempo que faz o enredo conectar-se com os episódios do primeiro filme...e aquela construção dissimulada da personagem de Robin...: BRILHANTE!!!



Solução: quem ainda não viu, VEJA!, quem já viu, REVEJA!, quem já reviu, espere impacientemente, como eu, pelo DVD ou Blue Ray deste filme que, de certeza absoluta, estará à venda numa edição especial da trilogia numa caixinha toda maricas. EU VOU COMPRAR!!!!

1 comentário:

  1. Eu ainda não vi mas vocês (tu o M. e o Didi) ficaram tão excitados após verem o filme que tenho mesmo curiosidade em vê-lo agora. Até foram ditas frases como: "...um dos melhores filmes que já vi!". Acho um pouco exagerado mas vou dar o benefíio da dúvida.

    ResponderEliminar